Lula atribui altos preços dos combustíveis ao ICMS e aos intermediários

Nesta segunda-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apontou que a cobrança do ICMS pelos estados e a atuação de empresas intermediárias são fatores que impactam os preços elevados dos combustíveis no Brasil.
Durante um discurso em Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro, Lula destacou que a população muitas vezes culpa a Petrobras pelos reajustes, sem ter todas as informações necessárias para avaliar a situação. “Quando há um aumento no preço do diesel, da gasolina ou do gás, a Petrobras acaba levando a fama, mas, em muitos casos, não tem qualquer responsabilidade sobre isso”, afirmou.
Ele citou como exemplo o gás de cozinha, que, segundo ele, sai da Petrobras por R$ 35, mas pode chegar ao consumidor final por até R$ 140, dependendo do estado. “As pessoas precisam saber quem realmente é responsável pelos aumentos”, ressaltou o presidente.
Lula também defendeu que a Petrobras deveria vender combustíveis diretamente para grandes consumidores, como forma de reduzir os custos. “A estatal precisa tomar uma atitude. O óleo diesel, por exemplo, deve ser comercializado diretamente para grandes compradores, sempre que possível, para baratear o preço. No fim das contas, o consumidor é explorado pelos intermediários”, disse.
O discurso ocorreu durante um evento no Terminal da Transpetro em Angra dos Reis, onde foi lançado o processo de licitação para a aquisição de oito navios gaseiros, parte do programa de renovação e ampliação da frota da Petrobras. O evento contou com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e de diversos ministros.